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Vendas

Não sabe porque as suas vendas ainda não extrapolam todas as expectativas?

Esse é um questionamento diário de diversos empreendedores, por quê não estou vendendo mais?

-Você já sentiu que está trabalhando muito, porém não consegue ver os frutos do seu esforço?

Essa é uma realidade constante de na vida de muitos brasileiros, eles empreendem pela emoção, muitas vezes sem saber o básico a ser feito para que o negócio dê certo, por isso, acabam se frustrando e fechando as portas em pouco tempo.

Para entrar no mercado e extrapolar de vendas é fundamental analisar 3 pontos:

  • Qual o diferencial do meu produto?
  • O que os concorrentes já oferecem para os clientes hoje?
  • O que eu posso melhorar na experiência de compra?

Quando pensamos em diferenciação, já vai direto na cabeça dos empreendedores sobre preço, mas que fique claro de uma vez por todas que preço não é diferencial, uma vez que o cliente que vem atrás de preço não vai fidelizar, simplesmente porque se o seu concorrente baixar o valor por menor que seja a diferença sobre o seu produto, aquele cliente vai deixar de comprar de você e vai comprar do corrente. Então, por mais que seja tentador fazer a venda naquela hora, entenda que ela pode ser a única. 

Outro ponto que o diferencial impacta é na venda recorrente, ou seja, vender várias vezes para o mesmo cliente. Um sonho na vida de qualquer empreendedor. O fato que muitos desconhecem é que sai mais caro você conquistar um novo cliente do que vender várias vezes para o mesmo. O cliente atual já conhece a sua empresa, conhece o seu produto e mais ainda gostou da experiência de compra de você proporcionou.

Mas como posso me diferenciar?

Vamos começar pelo básico, já ligou para os aniversariantes do mês? Já preparou um ação de desconto, voucher promocional, cashback? Essas são algumas das estratégias de diferenciação que você pode utilizar para manter o relacionamento com o seu cliente, em outros palavras é dar dinheiro para ele consumir com você e você pode usar e abusar da criatividade. 

Qual a promessa do seu produto/serviço?

Essa é uma tarefa requer atenção e muita clareza até porque muitas vezes temos certeza que o nosso cliente sabe exatamente a transformação que o nosso produto ou serviço gera, porém na prática não se aplica e ele acaba não fidelizando. 

Vamos para a prática? Um exercício básico:

  • Coloque no papel qual o ponto que o cliente se encontra antes da sua empresa e coloque ao lado como eu vai ficar depois de usar o seu produto ou serviço.
    Você pode usar lista ou usar texto, o importante é colocar tudo no papel.
  • Em seguida pegue todas essas promessas e nivele, pontue de 0 a 10 quanto cada uma vale e pegue as 2 maiores para criar campanhas de vendas, tanto para as redes sociais quanto off-line. 

Não esqueça de gerenciar as suas novas estratégias, não adianta nada fazer tudo isso e não saber o resultado.
Como já dizia Alice no país das maravilhas, “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. 

Empreender é a arte de criar, aplicar e gerenciar atividades, fique craque nisso e a sua empresa sem dúvidas vai extrapolar de vendas.

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