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Vendas

5 Motivos para você superar as dificuldades e começar a vender nas redes sociais

1 – Se você não está na internet, você não está em lugar nenhum

Como diria o poderoso Bill Gates “Se o seu negócio não está na internet, seu negócio irá ficar sem negócio.” Fundador da Microsoft e um dos empresários mais influentes do mundo, sustenta o argumento que vivemos em uma era digital e nossas demandas estão cada vez mais associadas às buscas na internet. Quem somo nós para discordar não é mesmo? 

Partindo dessa afirmação e focando na presença digital das marcas, negócios e serviços, torna-se primordial que o seu negócio dê o primeiro passo e consolide a presença nas redes sociais. Segundo um relatório divulgado pela Hootsuite e We Are Social em 2018, mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas a internet. Um pouco mais da metade da população mundial. Estimativas recentes apontam para uma população global de 7,6 bilhões de seres humanos. 

Com todo o mundo conectado, você já imaginou como pode estar perdendo oportunidades não estando presente nas redes?

2 – As redes sociais são a porta de entrada para a sua presença digital

Nem todos os empreendedores conseguem contar inicialmente com uma loja virtual, e também com toda estrutura que um site focado em vendas necessita. Não que possuir um site não seja importante e também um diferencial, mas tendo em vista a disponibilidade de pouco orçamento para investimento em uma plataforma de vendas própria, a venda pelas redes sociais como Instagram e Facebook já é uma realidade. 

Com a possibilidade de interação com seu público-alvo, segmentação de interesse e também uma alternativa como plataforma de vendas, o Facebook foi um grande destaque até o ano de 2018. Desde 2019, agora temos o Instagram se destacando nesse ranking como alternativa para vendas. 

Destacar bem seus produtos e serviços com perfil organizado e bem montado nas redes sociais, utilizando hashtags estratégicas para o seu negócio pode destacar sua marca até mesmo sem anúncios patrocinados. Claro que os anúncios funcionam, porém a dica para um primeiro momento e até mais importante do que patrocinar as publicações é manter perfis ativos e bem organizados, com mensagens focadas no público correto e a utilização de hashtags estratégicas.

3- Organizar os perfis nas redes sociais é imprescindível

Como ressaltado no tópico anterior, a imagem que os novos negócios passam por meio das redes sociais precisa ser clara e objetiva. O possível consumidor ao acessar a rede social de um novo negócio, seja de produtos ou serviço, deve perceber de forma clara os valores e objetivos do negócio. Para tanto, postagens seguindo a mesma identidade visual, fotos bem feitas, mensagens focadas no público alvo com hashtags estratégicas são de suma importância. 

Para novos perfis tanto no Facebook como no Instagram vale fazer um checklist antes mesmo de patrocinar um post, como:

  • Minha rede mostra de forma clara qual o objetivo do meu negócio?
  • Minhas hashtags refletem os interesses do público que pretendo atingir?
  • Minha identidade visual segue um padrão no Feed de publicações?
  • Estou usando a linguagem correta ao me comunicar com meu público?
  • Todos os links que utilizo para vendas estão corretos, como o meu link na bio e minhas informações na página do facebook?
4- Promova publicações com ações de alto impacto

Muitos questionamentos são feitos em relação a que tipo de publicação deve ser prioritária no momento de promover/patrocinar um post tanto no Facebook como no Instagram. A sugestão para esse momento é: escolha publicações que gerem ações de alto impacto para o seu negócio. 

Ações como promoções, sorteios, storytelling (contar uma história ligada ao seu produto ou serviço) tem muito impacto nas vendas e na conquista de novos seguidores, pois, geram curiosidade, engajamento e interesse de novos consumidores.

5- Não esqueça de analisar os dados das suas publicações

Além da dificuldade que muitos empreendedores possuem ao escolher o foco da cada uma de suas postagens e encontrar as hashtags perfeitas para cada post, entra nessa lista a análise das métricas dessas publicações. 

Tanto o instagram como o Facebook possuem informaçoes que podem ser acessadas ao clicarmos no menu de informações e esses dados ficam ainda mais completos no momento que patrocinamos uma publicação e conquistamos um número maior do que 100 seguidores. 

É possível acessar o alcance das publicações, a quantidade de interações das publicações, os dias da semana com maior alcance e até os horários com mais engajamento para cada dia da semana. Para facilitar a análise dos dados e a tomada de decisões em relação a quando postar e a que tipo de conteúdo postar, segue uma dica de principais questionamentos que devemos fazer:

  • Para essa publicação que fiz no momento, é mais interessante receber mais seguidores ou gerar engajamento?
  • O conteúdo que estou produzindo e postando está aumentando o alcance da minha rede?
  • O alcance está me trazendo mais seguidores?
  • Os seguidores conquistados, demonstram o perfil do meu público?
  • Qual o tipo de conteúdo está me gerando mais vendas?
  • Meus posts possuem clareza quanto ao objetivo? (alcance, engajamento, vendas etc.)

Se você que é empreendedor e está com dúvidas sobre como utilizar as redes sociais para seu negócio, produtos ou serviço, O Instituto Brasileiro de Presença Digital te ajudará nessa missão. Confira os nossos cases de sucesso, já são mais de 2 mil empreendedores ajudados em todo Brasil.

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