fbpx
ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Igualdade de Gênero e IBPD, Entenda essa Relação

Por Paloma Martins

Nesse artigo trataremos sobre as ODS, mais especificamente da ODS 5, que trata sobre a Igualdade de Gênero, e como o Instituto Brasileiro de Presença Digital (IBPD) se encaixa nesse objetivo. 

Continue lendo para saber mais!

Para começar, me diga uma coisa: você sabe o que é uma ODS?
ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), são metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento sustentável nos países que fazem parte da organização. O intuito desses objetivos é melhorar a qualidade de vida da população desses países e reduzir os impactos negativos do desenvolvimento ao meio ambiente.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil” 
Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
ODS 5: Igualdade de Gênero
Metas:

5.1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte;

5.2 Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos;

5.3 Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e de crianças, assim como mutilações genitais femininas;

5.4 Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais;

5.5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública;

5.6 Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos, como acordado em conformidade com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento e com a Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes de suas conferências de revisão;

5.a Realizar reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso à propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis nacionais;

5.b Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres, e

5.c Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5

Igualdade de genêro
Valorizamos as mulheres e trabalhamos para que elas conquistem a sua independência
Como o IBPD trabalha a Igualdade de genêro

Valorizamos as mulheres e trabalhamos para que elas conquistem a sua independência, seja ela empreendedora ou colaboradora do nosso time;

Percebemos que durante as nossas consultorias, a cada turma com 10 participantes, em média 7 eram mulheres. 

Elas são maioria também em audiência nas nossas lives e no nosso grupo de colaboradores.

No nosso ambiente de trabalho, mesmo que remoto, contamos com mulheres em cargos de liderança, o que inspira nossas estagiárias. 

Isso é motivo de orgulho para nós, pois sabemos do esforço que cada uma (seja empreendedora ou colaboradora) fez e faz para poder se aprimorar e buscar novas oportunidades no mercado. 

Oportunidades que nós estamos dispostos a dar a todas que se destaquem no seu trabalho. Nosso canal de comunicação é aberto, de modo que todos têm liberdade para expressar seus anseios, dúvidas e sugestões. 

Além disso, visamos orientar aos nossos colaboradores que nenhum tipo de violência ou preconceito é permitido no nosso ambiente de trabalho. Prezamos pelo respeito para com todos, independente da posição que ocupa dentro da empresa.

Igualdade de gênero
os países que oprimem as mulheres, que não usam os talentos das mulheres, tendem a ser os países que não se desenvolvem economicamente e que tem outros problemas”. 
Nosso compromisso com a sociedade

Ofertar as mulheres treinamentos assertivos, de maneira que o seu faturamento aumente, o que por consequência aumenta também a sua renda. 

Dessa forma, além de donas de casas, mães e empreendedoras, essas mulheres possam ser responsáveis pelo desenvolvimento econômico na sua região e no país. 

Visamos contribuir para a igualdade de gênero, para que as gerações futuras não sofram com desigualdade salarial, assédio, discriminação ou qualquer outro tipo de manifestação que difamem da posição da mulher na sociedade. 

Em uma conversa com o Pedro Bial, Barack Obama disse que enquanto era presidente percebeu que: 

os países que oprimem as mulheres, que não usam os talentos das mulheres, tendem a ser os países que não se desenvolvem economicamente e que tem outros problemas”. 

Nós, como instituição de ensino para empreendedores, trabalharemos para a mudança desse cenário. A fim de que cada vez mais as mulheres possam conquistar o seu espaço de direito e contribuam, não só economicamente, mas de forma geral, para uma sociedade mais justa e igualitária.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *