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Gatilhos mentais: 10 dicas para aumentar suas vendas

Imagine como seria poder aumentar drasticamente suas vendas, conversões e, consequentemente, a quantidade de clientes do seu produto ou serviço. Esse é o principal objetivo dos gatilhos mentais.

Gatilhos mentais são os estímulos que influenciam as decisões de uma pessoa, nesse caso, decisões de compra. Por mais que muitos sejam involuntários, é possível utilizá-los estrategicamente para ter melhores resultados nos setores de marketing e de vendas.

E por isso, hoje, trazemos 10 dicas de gatilhos mentais para aumentar suas vendas.

  • Gatilho de Autoridade

Autoridades são respeitadas e levadas a sério, certo?

Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, pois as pessoas tendem a associar as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado.  Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido!

  • Gatilho da Escassez 

A escassez é uma das estratégias mais utilizadas no mundo das vendas. Esse gatilho tem a eficácia amplificada, pois as pessoas têm medo de perder boas oportunidades e, provavelmente, você também já foi pego por um “Últimas oportunidades”.

  • Gatilho de Urgência

Os gatilhos de urgência está diretamente interligado ao gatilho anterior, sendo criado para fazer com que o cliente tome uma atitude rapidamente. O gatilho mental de urgência mexe com o fator tempo.

Exemplo: “ “É agora ou nunca” ou “Por tempo limitado”.

  • Gatilho de Prova Social

Imagine que você está indo a um cabeleireiro que não conhece ainda, e que ele está vazio. Logo ao lado dele, existe outra opção que você não conhece, mas está cheio. Dificilmente, você iria para o vazio, certo?

Isso acontece, pois, somos induzidos pelo que a maioria das pessoas estão fazendo. Esse é o gatilho da prova social!

Nesse caso, mostre aos seus seguidores que as pessoas estão usando o seu produto ou serviço, através de depoimentos e avaliações de clientes, ou até mesmo vídeos e imagens com recomendações.

  • Gatilho de Antecipação

Esse gatilho consiste em antecipar algo que ainda vai acontecer, como um evento, um lançamento de produto. Mostrar para as pessoas como seu produto ou serviço vai solucionar problemas futuros pode ajudar a antecipar a decisão de compra.

  • Gatilho de Novidade

Só a palavra “novidade“ já desperta interesse, não é? 

Tudo que é novo ou inovador nos motiva a conhecer e instiga o desejo de compra. O gatilho de novidade é bastante utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, etc, faz com que na cabeça do cliente pareça que ele esteja saindo na frente dos demais. Ou seja,  convide ao cliente ser o “primeiro a saber”!

  • Gatilho de Exclusividade

O gatilho de exclusividade está diretamente relacionado ao fator sentimental. É normal que as pessoas queiram se sentir especiais. Além disso, quanto mais exclusivo é um produto, maior é o status de seus usuários.

É neste ponto que este gatilho busca impactar, por exemplo, envie um conteúdo exclusivo para o seu cliente.

  • Gatilho de Garantia

“Satisfação ou o seu dinheiro de volta!” quem nunca ouviu isso na TV? Ao oferecer garantia sobre  seus produtos e serviços, você prova que eles são confiáveis e facilita a conversão, principalmente de novos clientes.

  • Gatilho de Reciprocidade

Sabe quando você recebe uma ajuda e quer retribuir? Então, o gatilho da reciprocidade funciona da mesma forma.

O gatilho de reciprocidade oferece algo gratuito e que gera valor para o cliente. Por exemplo, oferecer um brinde, um desconto, um ebook ou qualquer outro conteúdo sobre o tema de interesse. O importante é que o cliente receba algo em troca!

  • Gatilho da Razão

Todo cliente busca uma motivação para realizar uma compra, então antecipe-se e dê isso a ele. Ex: “Compre hoje, porque a promoção tem curtíssima duração”; “Festival da cachaça. Deixe seu carro em casa, temos táxi à porta”.   

Gostou das dicas? Depois conta para a gente seus resultados.

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