Você sabe o que é um email marketing?
É uma forma de se comunicar com quem já é seu cliente ou com um potencial cliente, enviando um email com dicas, promoções e novidades.
Devido ao avanço das redes sociais, Facebook e Instagram, pessoas passaram a acreditar que o email marketing está em desuso, mas a verdade é que essa estratégia ainda é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso das suas estratégias de marketing e é uma das melhores formas de converter seus leads em clientes. Tal fato ocorre pois no email marketing você tem certeza que o seu conteúdo foi entregue a pessoa, já nas redes sociais sabemos que nossas postagem são entregues a apenas uma porcentagem do nosso público.
Através do email marketing você consegue conversar com:
- quem já é seu cliente
- quem ainda não é seu cliente
- quem deixou o email na caixa ‘newsletter’ do seu site
- quem deixou seu email num anúncio de captação de leads
Caso você ainda ache que não faz mais sentindo o uso e envio do email marketing, uma pesquisa realizada pela Rock Content, com quase 700 entrevistados, mostrou que:
- 95,9% dos entrevistados conferem sua caixa de entrada do email todos os dias;
- 78,4 % deles gostam de receber newsletter das empresas que acompanham;
- 76,8% já fizeram uma compra a partir do recebimento de um newsletter.
VANTAGENS DO USO DO EMAIL MARKETING
O email marketing traz consigo muitas possibilidades e vantagens para impulsionar o seu negócio. Confira abaixo algumas delas:
- Relacionamento mais forte e mais chances de conversão.
- Possibilidade de trabalhar a interação estimulando as pessoas a te responderem.
- Eficácia para medir os seus resultados e saber o que deu certo e o que deve ser ajustado.
- Possibilidade de direcionar o público para qualquer objetivo com base no funil de vendas.
- Facilidade para direcionar tráfego.
TIPOS DE EMAIL MARKETING
Há diversos tipos de email marketing que você pode utilizar no seu negócio. Os mais comuns são:
1. NEWSLETTER
É o tipo de email marketing mais enviado e o mais conhecido pelos clientes de uma empresa. A Newsletter possui a característica de levar informação a quem se cadastrou no seu site ou página de captura, além disso, o formato é de uma mensagem muito simples.
2. Email Promocional
Um email marketing promocional é um meio de promover uma oferta. Esse tipo de email aposta em uma linguagem mais rápida e objetiva e também no apelo visual para chamar a atenção do seu público.
3. Email Sazonal
O email sazonal é um tipo de email enviado em datas especiais (Festas de fim de ano, por exemplo) para fazer com que seus leads e clientes se sintam lembrados, como se fosse uma nutrição de leads (contatos). É uma ótima ação para fortalecimento da marca e aproximação com eles.
4. Email de boas-vindas
Esse tipo de email é fundamental para a jornada do cliente. O email de boas-vindas é o tipo de email marketing que uma pessoa recebe quando fornece os seus dados e se torna um lead.
FERRAMENTAS DE EMAIL MARKETING
Você sabia que existem ferramentas capazes de disparar emails marketing de forma automática para a sua lista de contatos? Sim, você consegue automatizar o envio de email para a sua base de contatos.
Hoje existem centenas de empresas que oferecem esse tipo de serviço. Listamos algumas delas, para facilitar o seu trabalho:
DICAS PRÁTICAS DE COMO TER BOAS TAXAS DE ABERTURA E CLIQUE NO SEU EMAIL MARKETING
O email marketing é uma forma de se comunicar com clientes e potenciais clientes. Mas para conseguir ter resultados satisfatórios, você deve conhecer bem o seu público e criar conteúdos atrativos e interessantes e seguir as boas práticas de envios. Por isso, confira abaixo super dicas para aumentar a performance do seu email!
- O assunto precisa ser interessante
O assunto do email precisa ser curto e direto para despertar o interesse dos seus contatos.
- Deixe claro a ação que o usuário deve fazer
Direcione o receptor do seu email para o objetivo que você quer alcançar com a mensagem, seja clicar em um botão, responder ou acessar um link. Mantenha sempre a objetividade, sem textão!
- Tenha uma boa ferramenta para o envio do email marketing
Uma ferramenta completa é essencial para o sucesso do seu email. Busque aquelas que são capazes de segmentar os contatos que irão receber a campanha e garantir uma HTML (linguagem de marcação de hipertexto) bem feita.

Graduada em Jornalismo e Atendimento Jr. do IBPD