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Marketing Digital

Transformações e Tendências no Pós Pandemia

Por Paloma Martins

Com a proximidade de um novo ano, o mais comum de fazermos é procurar as tendências ou “previsões” para o ano seguinte. 

Fazemos isso com a moda, a economia, o mercado de trabalho, com o horóscopo (para quem acredita), para as redes sociais, para o marketing digital. 

Nossa intenção com essas buscas é não sermos pegos de surpresa, mas em 2020 aprendemos que nem tudo é previsível e que muita coisa pode acontecer.  

A pandemia nos trouxe muitas transformações, nos nossos hábitos de consumo, na nossa forma de trabalhar, de nos relacionar com as pessoas, na nossa maneira de pensar e agir. 

Pensando nisso, neste artigo você encontrará mudanças que já se iniciaram em 2020 e as tendências para 2021.

Continue lendo!

1 – Capacitar os próprios funcionários ao invés de novas contratações

Percebemos que as empresas já começaram a se movimentar para capacitar os seus funcionários, principalmente no ambiente digital, visto que a pandemia acelerou o processo de publicidade e vendas online. 

Quem tem um negócio e quer ganhar destaque precisa ter sua presença digital e pessoas qualificadas para essa demanda. 

Na expectativa de reduzir os seus custos diante da crise, muitas empresas perceberam que capacitar os seus próprios funcionários e montar sua própria equipe de marketing é mais vantajoso do que contratar uma agência especializada.  

Além disso, os pequenos e médios empreendedores, viram no marketing digital, a oportunidade de alavancar os seus negócios, mesmo durante a pandemia.

2 – Inteligência artificial cada vez mais presente

De acordo com uma pesquisa global feita pelo IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning serão as tecnologias de destaque em 2021.

A revista época publicou que entre as atividades que serão mais impactadas por essas tecnologias, os executivos apontaram a manufatura (19%), a saúde (18%), os serviços financeiros (15%) e a educação (13%)

“Em 2020, barreiras foram quebradas na educação, assim como com a telemedicina na saúde. Tivemos um elevado grau de bancarização de parte da população, assim como vimos bancos tradicionais criando mais opções de serviços virtuais e acompanhamos a popularização de meios de pagamentos digitais. Com machine learning e IA, a tendência é de aperfeiçoamento desses serviços”, avalia Wilson Cardoso, membro do IEEE e chefe de soluções da Nokia para a América Latina

Fonte: Época Negócios Ana Carolina Nunes12 de DEZ 202

3 – Ferramentas Google como ponto chave no marketing

Estar em primeiro lugar no Google não será mais o suficiente, as empresas que querem se destacar precisarão estar em perguntas frequentes ou em destaques especiais. Para isso as empresas poderão contar com ferramentas cada vez mais inteligentes.

Damos destaque ao Google Meu Negócio, que ainda não era conhecido por muitos empreendedores que fizeram o Presença Digital do zero, aqui no IBPD

A plataforma vem ganhando muitos recursos e é tendência para 2021. Para quem quiser se destacar, o ideal é se aperfeiçoar nas técnicas de otimização de buscas e sair à frente dos seus concorrentes dando maior visibilidade ao seu negócio. 

Para você ter uma ideia, com o Google Meu Negócio você aparece nas buscas do Google e no Google Maps, além de poder publicar fotos, ofertas especiais e editar as informações do seu estabelecimento como: horário de funcionamento, telefone para contato e redes sociais. 

Com o Google Meu Negócio, você pode também criar o seu site comercial de forma simples e rápida, com um visual super bacana e aumentar a visibilidade dos seus produtos e da sua marca. 

Pensa que acabou? Nada disso! 

Outra ferramenta que você também pode utilizar para aumentar a sua visibilidade online é o Google Shopping.

Lá você mostrará o seus produtos e eles aparecerão aos usuários de acordo com as suas pesquisas de busca, independente do nicho ou segmento 

Curtiu essas tendências? Tem mais, continue comigo.

4 – Cada vez mais às pessoas pesquisando por voz

Você se imagina tendo um assistente virtual em casa? Se não, saiba que essa é uma grande tendência para os próximos anos. 

E devemos isso à inovação do Google assistente, a Siri da Appe e a Alexia da Amazon. 

Outras marcas, como a Xiomi e a LG também estão trabalhando para o lançamento dos seus assistentes virtuais por voz. 

Vale destacar que se você quiser mais otimização no seu site ou para as suas campanhas, deverá pensar em como o usuário irá pesquisar, visto que a forma de pesquisa por voz e digitação são diferentes. 

Por esse motivo, a sua estratégia de SEO deve ser reformulada para essa nova modalidade, dessa forma você não perderá o fluxo de tráfego, no seu site, por exemplo.

5 – Mídias sociais indo além do relacionamento

Essa é uma tendência que começou com a pandemia e irá perdurar depois dela.

Cada vez mais o Facebook e o Instagram estão investindo em social commerce. Essas redes são ferramentas de vendas principalmente para quem está iniciando no mercado e não tem verba para investir em espaço físico. 

Para o Instragram, as palavras chaves serão: Entretenimento, Tecnologia, Criatividade/Storytelling e Bem Estar. 

Entretenimento

O instagram é o lugar que escolhemos para nos expressar e o reels foi criado para ser o palco dessas pessoas.

Você pode e deve usar essa ferramenta de maneira que traga divertimento e seja relevante ao mesmo tempo.

2021 será a volta dos vídeos caseiros, e quem está dizendo não sou eu Paloma, são palavras do Jimmy Lee – diretor de criação do Instagram.

Tecnologia

A realidade aumentada estará ainda mais presente para criar novas oportunidades de experiências, a fim de gerar engajamento e empoderamento aos usuários. 

Criatividade/ Storytelling

Para quem deseja se destacar, precisará usar todas as ferramentas que o aplicativo oferece e são muitas! 

Atraia o seu público com boas histórias. 

Se está acontecendo no mundo, está acontecendo no Instagram: ouça o que seus seguidores estão falando e pense de que forma o seu produto ou serviço pode ajudá-lo, seja numa dor ou em um desejo.

Você deve ir além da comunicação passiva e estabelecer conexões autênticas.

Bem estar

Segundo o Jimmy Lee – diretor de criação do Instagram, bem estar é a prioridade do Instagram. Então, faça do seu perfil um lugar de aconchego para que os seus clientes se sintam acolhidos por você.

 6 – Mercado de Trabalho

Profissionais com o perfil pós pandemia 

O Marketing Digital está em alta, as pessoas que investirem nessa área terão mais oportunidades, além disso, as empresas vão demandar por funcionários multidisciplinares, resilientes, “Sense and respond” (pensam e agem com rapidez) e que sejam humildes em assumir que não sabem, ou que cometem erros, mas que estão dispostos a melhorar. 

Mais oportunidades para profissionais freelancer 

As empresas demandarão por profissionais freelancers tanto para trabalhos pautados e a curto prazo quanto para trabalhos contínuos. E novamente, quem investir na área de marketing digital pode sair na frente.

Agora me conta, gostou dessas tendências? Se sim, compartilhe em suas redes sociais e deixe a sua opinião sobre esse assunto nos comentários.

Se quiser saber mais, alguns membros do IBPD e eu conversamos sobre tendências lá no nosso canal no Youtube. Você pode conferir clicando no link abaixo:

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