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Marketing Digital

Marketing Digital x La Casa de Papel

O bella ciao, bella ciao, bella ciao ciao ciao ♫

La casa de papel foi uma série espanhola lançada pela Netflix, que fez muito sucesso no mundo todo, na qual foram utilizadas estratégias incríveis de Marketing Digital.

Para você que ainda não conhece, vamos fazer um pequeno SPOILER aqui:

A história acontece quando um dos protagonistas, o Sergio Marquina, conhecido como “o Professor”, um intelectual que passou boa parte da sua vida em uma cama de hospital resolve juntar 10 especialistas para compor o seu plano que têm como objetivo fazer os maiores assaltos da história.

A série está dividida em duas temporadas, uma na Casa da Moeda Real da Espanha e a outra no Banco Central da Espanha.  

Você deve estar se pergunta: Tá, mas e daí? O que o Marketing Digital tem a ver com assaltos? 

Se você chegou até aqui, então vamos as estratégias utilizadas dessa grande série…

Estudos

No resumo, falamos sobre “especialistas”, e o que eles fazem? 

Estudam, planejam e pesquisam cada detalhe.

Na série, o Professor, passou anos lendo e pesquisando histórias de roubos para então chegar à conclusão de quantas pessoas precisaria para o assalto. Em seguida, os especialistas escolhidos passaram 5 meses estudando e planejando um cronograma com estratégias para entenderem o plano e o que podiam melhorar.

Sabemos o quanto é difícil esperar para colocar algo em prática no seu negócio, mas é importante dizer que estudar e pesquisar são pontos iniciais de qualquer estratégia, principalmente se você ainda não conhece suas fraquezas, o mercado, as ameaças e os concorrentes.

Em qualquer ocasião, a atenção em uma pesquisa mais aprofundada determina o posicionamento do seu negócio para alcançar os melhores resultados. Analise e sempre pense como responder perguntas, sobre: 

Qual é o meu OBJETIVO dentro do mercado?

Quem é o meu COMPRADOR IDEAL?

Que tipo de COMUNICAÇÃO e/ou tom de voz eu preciso utilizar?

Quais são os BENEFÍCIOS que eu posso oferecer?

Tenho CONCORRENTES direto e indireto? O que eles estão fazendo?

  • Concorrente direto – vende o mesmo produto ou serviço que o seu;
  • Concorrente indireto – não é do mesmo segmento que o seu, mas concorre diretamente em uma decisão de compra do cliente. Ex: Cacau Show e Boticário, ambas são lojas de presentes.

OBJETIVO

Aqui todos os especialistas sabem qual é o objetivo, a função de cada um, o tempo de espera e as ações. Você enxerga o seu negócio assim também?

Sei que o que você queria ler aqui era uma receita caseira que pudesse te fazer vender mais e quem não quer?

Pensa no seguinte, como você está organizando os seus objetivos para que eles aconteçam:

  • Qual CANAL você utiliza para se comunicar com o seu público?
  • Quantas pessoas você precisa para ALCANÇAR
  • Quantas pessoas são necessárias para você começar a VENDER?
  • Quanto TEMPO tem o planejamento do início ao fim?

Até aqui se todas as respostas foram respondidas, os objetivos S.M.A.R.T foram alcançados com sucesso! 

PLANEJAMENTO

La Casa de Papel é um show case de planejamento e estratégias. O Professor tinha todo o passo a passo do plano escrito e desenhado com fotos, perfis comportamentais dos especialistas, os personagens representados pelas máscaras, reféns, tipos de negociações, da polícia, inclusive de se tornarem queridos pela população (comunidade).

Ao canalizar para o Marketing, aqui entra toda a parte da Jornada do Consumidor, em que é estruturada uma trajetória definida pós estudos e pesquisas que trazem resultados mensurados com dados precisos sobre o posicionamento de mercado, métricas, personas, concorrência e comunicação.

E como seguir a partir daqui…

Não é força, é planejamento! – fazer a leitura da concorrência e, ao invés de imitá-la, prever o que mais ela poderia fazer que você poderá colocar em prática antes. Aqui você visa a popularidade do seu negócio e não a competitividade. Não é força, é planejamento!

GESTÃO DE PESSOAS

Na série, o Professor sabe as características de cada especialista e como elas se complementam para iniciar o seu planejamento.

Estratégia de Marketing não pode ser trabalho apenas de uma pessoa dentro de um negócio, para um trabalho bem feito é preciso explorar as competências e expertises de cada profissional.

Conhecer mais sobre as pessoas que estão a sua volta, ouvi-las, passar por cima de convicções e compartilhar todos os conhecimentos. Não isole funções! Isso prejudica qualquer equipe para o objetivo final.

Ex: Empresas têm valorizado cada vez mais o fator comportamental do que as responsabilidades técnicas na hora das contratações

PERSONA

O professor tinha total noção do comportamento do seu público perante suas ações. 

Digamos que ele trabalhou com uma campanha para atingir quatro públicos diferentes: os especialistas, a população, a polícia e os reféns. Sendo que cada um deles recebeu um conjunto de anúncios nos quais a comunicação era totalmente voltada para eles.

O que foi priorizado no objetivo de Marketing? A buyer persona. 

Mas, gente, que absurdo! Vocês comparando Marketing Digital com um assalto!

Calma ae, não é bem assim. Temos lições subjetivas em cada persona…

Especialistas – o professor tem como estratégia para captar a sua primeira persona garantir segurança através das falhas da concorrência (polícia), transformando-os em heróis com o apoio da população. Aqui foram utilizados nomes de países como codinomes e a máscara que representava um dos maiores pintores do surrealismo espanhol, Salvador Dalí. Branding, posicionamento da marca, que, diga-se de passagem, é muito bem alinhada nessa série. 

População – eles sabiam que todos os canais de mídia e comunicação narrariam o plano e utilizaram a técnica do storytelling (a história de cada especialista narrada), com o objetivo de alcançar a população através de desejos e dores com comportamentos inteligentes, verdadeiros e simpáticos. Ou seja, um planejamento onde também foi utilizado os sentimentos previsíveis para gerar engajamento.

Polícia – toda vulnerabilidade e erros dessa persona foram traçados, pois havia uma equipe que não se abalava por precisar mudar de ideias e fazer diferente. Eles sabiam até onde poderiam chegar, caso o resultado não saísse como o planejado. Aqui a força foi dispensada e utilizada no objetivo a conversão através das estratégias de negociações.

Reféns – eles cuidavam dos reféns como sendo seus amigos, esse era o momento utilizado da experiência do usuário de forma direta com os especialistas, tornando-se adoráveis por não causar pânico. Nessa parte, eles conseguem até uma “estagiária” que se tornou fã e se propôs a crescer profissionalmente em prol da marca.

A gente tem noção que ao criar uma campanha nem sempre o público engaja conforme esperávamos, mas você já percebeu que quando há uma campanha direcionada para cada público, o objetivo se torna mais tangível e com resultados?

GERENCIAMENTO DE CRISES

Na segunda temporada de La Casa de Papel, a série é uma aula de Gestão de Crises.

O Professor que já conhecia o plano e as ameaças minuciosamente, por conta dos erros anteriores, conseguia enxergar possíveis riscos com mais precisão.

Sempre se pergunte “E se acontecer…?”, questionamentos como este precisam ser introduzidos no início de todos os processos de planejamentos, pois são através delas que empresas sempre se mantiveram preparadas para prever ações de mudanças nos momentos de crises.

Ex: O grupo “O Boticário” se preparou na pandemia para manter o relacionamento com os seus consumidores que se tornaram mais digitais e como a empresa era mais posicionados através de venda direta (lojas), priorizaram o canal de revenda digital para manter os clientes engajados e lançaram campanhas de entregas conscientes, porta a porta. 

Não é sobre ser pessimista no negócio, mas um bom estrategista sempre enxergará as soluções para todos os problemas.

INOVAÇÃO

Assim como em La Casa de Papel, outras séries e filmes não falam apenas de um tema específico. É preciso olhar todas as mensagens que vão além!

Vocês lembram de um outro clássico chamado “O Plano Perfeito”? – 2006. Um filme americano, de Spike Lee, protagonizado por Denzel Washington e Jodie Foster. 

Com certeza, La Casa de Papel foi inspirado nesse filme, mas jamais copiado, pois eles inovaram se atentando aos cases de marcas e o novo mercado para adaptar à série.

Quantas vezes já vimos causas, pessoas comuns, heróis e novelas se tornarem ícones por trazerem um diferencial ou o desejo de um público situacional?

Essa série é mais uma mera ficção, mas é impossível não evidenciar que um dos maiores desejos universais está nela o tempo todo: o SUCESSO!

Podemos dizer também que o objetivo da Netflix foi muito além de apresentar uma série, pois foram gerados uma série de produtos de sucesso, como: jogos, fantasias, máscaras, música, acessórios, e muito mais

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