Ter um Calendário de Postagens é essencial para a gestão das suas redes sociais.
Calendário de Postagens: O que é?
Uma das maiores dificuldades que percebemos, a nível do marketing de conteúdo, está relacionada ao planejamento.
Muitas pessoas, umas por falta de insights e outras por faltas de estratégias de planejamento, acabam deixando a elaboração dos posts para depois ou para minutos antes de lançar o post.
Por consequência, acabam não tendo uma constância nas publicações, o que interfere no engajamento e nos resultados das métricas.
Por esse motivo, é importante ter um Calendário de Postagens para otimizar o seu tempo e conteúdo.
Como Criar um?
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que é necessário se dedicar por algumas horas nesse processo. Mas, não pense que isso é perda de tempo, pelo contrário, parar um pouco para pensar no seu planejamento irá otimizar o seu trabalho.
As ações que são tomadas durante o processo de criação e planejamento do seu calendário, determinarão o seu sucesso nas redes sociais. Veja quais são:
1 – Conheça a sua persona
Para criar um Calendário de Postagens que traga resultados, é preciso conhecer quem é o seu público e quais as dores e desejos deles, dessa forma os conteúdos devem ser pensados a fim do seu produto ou serviço sanar essas dores e desejos.
Ainda não sabe quem é a sua persona? Leia esse artigo: Como Criar a Persona Perfeita.
2 – Faca um Brainstorming
Um Brainstorming é o momento onde todas as suas ideias são colocadas no papel, anote tudo achar interessante das pessoas saberem à respeito do seu nicho ou do seu produto/ serviço.
“Paloma, eu não sou uma pessoa criativa…”, o que eu faço?
Atualmente, existem várias formas de buscar criatividade. No nosso perfil do Instagram damos dicas de 5 sites para você se inspirar e buscar referências para o seu conteúdo. Além delas, use e abuse da melhor ferramenta de todas: O Google e o YouTube.
3 – Se Organize
Depois de conhecer e definir a sua persona, as necessidades e desejos dela e ter feito o Brainstorming, agora é o momento de se organizar.
Existem algumas ferramentas que facilitam esse processo, como, por exemplo, o Trello, que é uma ferramenta que tem como objetivo otimizar a nossa organização e produtividade. Nele, podemos adicionar em um cartão as ideias que tivemos, em um outro cartão os posts do mês e as etiquetas do que já tiver sido postado.
Outra ferramenta é o Google Agenda, em cada dia da semana você poderá colocar o tema do seu conteúdo, onde será postado, e marcar quando a publicação tiver sido feita.
Por último, mas não menos importante, você pode organizar as suas postagens no Excel. Organize a planilha entre mês, dias, tema, onde será postado e as etapas do funil de vendas.
É interessante que você teste cada uma dessas ferramentas e perceba qual lhe traz mais resultados, ou criar o seu calendário de postagens de outra forma, como no word, canva, ou em um papel A4.
Em outras palavras, mais importante do que a ferramenta escolhida para a sua organização é você colocar em prática. Lembre-se do nosso lema “feito é melhor que não feito”
Bônus
Saiba quais são as vantagens de criar um Calendário de Postagens. Confira abaixo!
- Com o Calendário Mensal, você não precisa pensar no que postar todos os dias. Escolha 1 dia ou 2 para planejar o seu mês inteiro;
- Controle sobre as estratégias de conteúdo, otimização da sua gestão de redes sociais e,
- Clareza na hora de avaliar quais conteúdos e formatos trouxeram mais resultados. Esses dados serão fundamentais para o planejamento do mês seguinte.
Nosso Planejamento
No vídeo abaixo, a Paula Petrucio , conta como nós fazemos o planejamento das nossas postagens.
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Pós graduanda em Marketing Digital e Social Media do IBPD