fbpx
Marketing Digital

Calendário de Postagens: Como Criar o Seu

Ter um Calendário de Postagens é essencial para a gestão das suas redes sociais.

Calendário de Postagens: O que é?

Uma das maiores dificuldades que percebemos, a nível do marketing de conteúdo, está relacionada ao planejamento.

Muitas pessoas, umas por falta de insights e outras por faltas de estratégias de planejamento, acabam deixando a elaboração dos posts para depois ou para minutos antes de lançar o post.

Por consequência, acabam não tendo uma constância nas publicações, o que interfere no engajamento e nos resultados das métricas.

Por esse motivo, é importante ter um Calendário de Postagens para otimizar o seu tempo e conteúdo. 

Como Criar um?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que é necessário se dedicar por algumas horas nesse processo. Mas, não pense que isso é perda de tempo, pelo contrário, parar um pouco para pensar no seu planejamento irá otimizar o seu trabalho.

As ações que são tomadas durante o processo de criação e planejamento do seu calendário, determinarão o seu sucesso nas redes sociais. Veja quais são:

1 – Conheça a sua persona

Para criar um Calendário de Postagens que traga resultados, é preciso conhecer quem é o seu público e quais as dores e desejos deles, dessa forma os conteúdos devem ser pensados a fim do seu produto ou serviço sanar essas dores e desejos.

Ainda não sabe quem é a sua persona? Leia esse artigo: Como Criar a Persona Perfeita.

2 – Faca um Brainstorming

Um Brainstorming é o momento onde todas as suas ideias são colocadas no papel, anote tudo achar interessante das pessoas saberem à respeito do seu nicho ou do seu produto/ serviço.

“Paloma, eu não sou uma pessoa criativa…”, o que eu faço?

Atualmente, existem várias formas de buscar criatividade. No nosso perfil do Instagram damos dicas de 5 sites para você se inspirar e buscar referências para o seu conteúdo. Além delas, use e abuse da melhor ferramenta de todas: O Google e o YouTube.

3 – Se Organize

Depois de conhecer e definir a sua persona, as necessidades e desejos dela e ter feito o Brainstorming,  agora é o momento de se organizar.

Existem algumas ferramentas que facilitam esse processo, como, por exemplo, o Trello, que é uma ferramenta que tem como objetivo otimizar a nossa organização e produtividade. Nele, podemos adicionar em um cartão as ideias que tivemos, em um outro cartão os posts do mês e as etiquetas do que já tiver sido postado.

Outra ferramenta é o Google Agenda, em cada dia da semana você poderá colocar o tema do seu conteúdo, onde será postado, e marcar quando a publicação tiver sido feita. 

Por último, mas não menos importante, você pode organizar as suas postagens no Excel. Organize a planilha entre mês, dias, tema, onde será postado e as etapas do funil de vendas.

É interessante que você teste cada uma dessas ferramentas e perceba qual lhe traz mais resultados, ou criar o seu calendário de postagens de outra forma, como no word, canva, ou em um papel A4. 

Em outras palavras, mais importante do que a ferramenta escolhida para a sua organização é você colocar em prática. Lembre-se do nosso lema “feito é melhor que não feito” 

Bônus

Saiba quais são as vantagens de criar um Calendário de Postagens. Confira abaixo!

  • Com o Calendário Mensal, você não precisa pensar no que postar todos os dias. Escolha 1 dia ou 2 para planejar o seu mês inteiro;
  • Controle sobre as estratégias de conteúdo, otimização da sua gestão de redes sociais e,
  • Clareza na hora de avaliar quais conteúdos e formatos trouxeram mais resultados. Esses dados serão fundamentais para o planejamento do mês seguinte.

Nosso Planejamento

No vídeo abaixo, a Paula Petrucio , conta como nós fazemos o planejamento das nossas postagens.

Como o IBPD faz cria o seu Calendário de Postagens.

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *