fbpx
Empreendedorismo Marketing Digital

A transformação digital começa com a mudança de mindset

Como reagir às mudanças em um mundo em que é necessário se adaptar rapidamente às novas tendências de mercado?

Você já deve ter ouvido falar em alguma palestra de inovação e tecnologia, que quase 90% das empresas mais ricas do mundo do meado do século passado já não existem mais.  Mas o que você não sabe são os motivos que levaram as gigantes a sumirem do mapa.

Com o mundo cada vez mais dinâmico, o mercado mais volátil e o consumidor mais exigente, a velocidade com que surgem novos canais é exponencial e, portanto, aqui vai a dura verdade: se você não está acompanhando essa transformação, sua empresa corre o risco de acabar de fazer parte da estatística acima.

Atualmente, já não é mais tão fácil montar o Mapa de Guerra, colocando as tachinhas nas empresas que sabemos que nossos clientes podem preferir ao invés da nossa. O que tem acontecido não é mais a luta do grande contra o pequeno, mas sim do ágil contra o lento.

A agilidade, em questão, está ligada a responder rápido às tendências de mercado e assimilar a transformação que estamos vivendo. Hoje, exige a necessidade de abraçar o uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores para o negócio.

  • O que é Mindset Digital?

No cenário atual, uma parte significativa da transformação digital envolve a necessidade de uma “mentalidade digital”, que seja capaz de incorporar a tecnologia em seus papéis diários e extrair valor dela.

Mindset Digital não é apenas a capacidade de usar a tecnologia. Pelo contrário, é um conjunto de atitudes e comportamentos que permitem às pessoas e organizações prever possibilidades.

Ser digitalmente experiente mostra a capacidade que um indivíduo possui em usar tecnologias específicas e que permitem o desenvolvimento de um Mindset Digital de maneira mais direta, caso esteja disposto a fazê-lo. Na era digital, no entanto, escolher não desenvolver um Mindset Digital leva a repercussões catastróficas.

Nesse momento, é preciso pensar em todas mudanças de processos, competências e modelos de negócios e organizacionais que vão permitir que seu negócio use e explore tecnologias digitais para melhorar os processos e resultados de negócios

Afinal, o que te trouxe até aqui, não é garantia que vai te levar até muito mais longe!

  • Como surfar a onda da Transformação Digital?

A transformação digital requer mudanças em todos os âmbitos de uma empresa, especialmente de líderes e tomadores de decisões. 

Muitas das vezes os desafios começam com a necessidade de uma nova plataforma, seja de vendas ou para interação com clientes. É importante analisar que os sistemas atuais podem se tornar obsoletos e dar espaço para outros. A atualização ou aquisição de novos sistemas, como as redes sociais, por exemplo, podem automatizar e agilizar os processos organizacionais. Uma mudança pode alterar completamente os negócios como um todo e ser facilitador-chave para auxiliar onde seu negócio quer ir.

Gostou do nosso conteúdo de hoje?

Quer transformar o seu mindset para o digital? Nos acompanhe nas redes sociais.

@ibpd.digital

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *