O Brasil é um dos maiores mercados do mundo quando se trata de Franchising. Há, literalmente, milhares de opções de franquias para se investir, para diferentes perfis e capacidade de investimento, tanto de tempo quanto de capital.
Existem muitos benefícios em ser um franqueado. Um deles é fazer parte de um negócio que já possui uma marca estabelecida e um bom nível de reconhecimento. Estes dois benefícios são capazes de trazer os clientes até a sua porta ou consultar seu site, mas os franqueados não podem contar apenas com isso.
Atualmente, diversas franquias buscam apostar em diferentes estratégias de marketing, uma delas é o Marketing Local. Essa estratégia, com foco em uma determinada região geográfica, envolve franqueadores que colocam o poder de marketing nas mãos de seu franqueado, que deve reconhecer e atuar nas oportunidades de marketing de forma independente das outras unidades.
Investir em marketing local é importante para qualquer negócio, seja no modelo de franquia ou não. Incluir promoções e patrocínios como estratégias do seu negócio, garante que a marca permaneça consistente a cada passo do caminho do seu cliente.

O principal objetivo dessa vertente do Marketing é atrair o público potencial através dos elementos voltados exclusivamente para eles. Dessa forma, o marketing local passa a atuar com base nos hábitos locais, costumes, interesses e características dos clientes-alvo nessa localidade. Indo ao oposto da produção de conteúdo mais generalista que busca atingir o máximo número de clientes possíveis, a estratégia se direciona a um grupo seleto, grupo-alvo, a fim de criar uma sensação de empatia e pertencimento para o cliente.
Mas por que as franquias apostam tanto no Marketing Local?
Uma vez que o modelo de franquias costuma desenvolver um marketing conjunto, não de forma independente, para formar uma única marca com reconhecimento e consistência, suas ações de marketing acabam se tornando iguais em todos os locais de atuação. Tal fato, dificulta a criação de um vínculo com o público-alvo e a sensação de pertencimento, e é por esse motivo que muitas franquias acabam optando por realizar ações de marketing local, seja em campanhas, comunicação ou até em produtos.
Utilizando o Marketing Local, uma franquia é capaz de explorar, se inserir em uma cultura local e promover uma comunicação mais assertiva. Com maior nível de autenticidade resultado por essa estratégia, a franquia cria um vínculo mais forte dentro de sua comunidade.
Dentre os benefícios do Marketing Local estão:
- Aproximar a marca do seu público
- Contribuir para que o “marketing boca a boca” aconteça
- Impactar na concorrência
- Trazer destaque para o negócio
- Oferecer informações relevantes para os clientes
- Simplificar o processo de fidelização
- Custo mais baixo comparado a uma campanha para regiões mais abrangentes
Marketing Local x Digital
A tecnologia, nesse caso as redes sociais, é uma grande aliada nas estratégias de expansão e reconhecimento de uma marca. O Marketing Local junto ao digital consegue atingir diversos públicos, localizados em uma determinada região e em um curto espaço de tempo.
Utilizando a estratégia e as redes sociais, o negócio pode, não apenas apenas marcar algumas palavras-chave específicas de um determinado local, mas, posicionar sua marca no mercado, direcionando aos seus clientes sua publicidade de um modo mais pessoal. Junto ao digital, o marketing desempenha um papel fundamental no desenvolvimento local de uma franquia e no relacionamento com clientes em potencial na comunidade local.
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Até a próxima 😉

Graduada em Jornalismo e Atendimento Jr. do IBPD