Se você é empreendedor ou está estudando para trabalhar com Marketing Digital, já deve ter se deparado com vários termos e se perguntado o que tal palavra significa. Certo?
É por esse motivo que resolvemos listar os 39 termos mais usados no Marketing Digital e esclarecer de vez o seu significado.
Ficou curioso? Confira a nossa lista abaixo!
Alcance
Número total de contas únicas (pessoas) que viram uma publicação.
Algoritmos
Uma sequência de passos, instruções ou operações para alcançar um objetivo.
Automação de Marketing
Automatizar tarefas que facilitam o dia a dia priorizando as estratégias.
Bot
Diminutivo de robot, é um programa desenvolvido para criar repetições de ações humanas.
CAC (custo de aquisição do cliente)
Métrica que permite visualizar o quanto está sendo investido em cada cliente novo.
Case
Referências e resultados que o cliente obteve a partir de um produto ou serviço de uma determinada empresa.
Co-Marketing
Ações de marketing realizados por duas empresas que criam ou promovem conteúdos para troca de leads.
Direct
Recurso que permite trocar mensagens, fotos, vídeos e áudios de forma privada com usuários, também conhecido pela sigla DM.
Distribuição
Forma como um conteúdo/ produto será entregue ao usuário. Conteúdo pode ser distribuído por e-mail ou redes sociais. Um produto, via correio ou transportadora.
E-commerce
Sites relacionados a vendas de produtos distintos. Ex: Mercado Livre, Elo 7, Craft Brasil, eBay, Amazon, entre outros.
Engajamento
Total de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos das publicações.
Feedback
Retorno de uma informação necessária e importante para avaliar resultados.
Funil de Vendas
Modelo estratégico ilustrativo do percurso de um cliente até efetuar a compra de um produto ou serviço.
Growth Hacking
Conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base do cliente.
Hashtags / Tags
Palavras, frases ou expressões combinadas, que se transformam em Links. Levando usuários com mais facilidades para buscas de conteúdos do mesmo assunto, precedido pelo símbolo (#).
Headline
A chamada mais importante de uma postagem ou anúncio e precisa ser o ponto de atenção do público.
Impressões
Quantidade de vezes que uma publicação, stories ou anúncio foram vistos vistos mais e uma vez pela mesma conta.
Impulsionar
Anúncio para promover uma postagem individualizada para atingir um número maior de usuários.
Inbound
Marketing de atração promovido por conteúdos no digital. Ex: blogs, podcasts, vídeos, e-books, entre outros.
Insight
Ideias após um entendimento de um assunto específico.
KPIs (key performance indicators)
Indicadores chave de performance: indicadores quantitativos como parte de estratégia de marketing digital de uma empresa.
Landing Page
Página de captação de lead para inscrição de alguma ação no site.
Lead
Pessoa que despertou interesse em sua marca, que pode se tornar um potencial cliente e que você conseguiu um contato direto, seja e-mail ou telefone por exemplo.
Linktree
Um site que, após cadastro, os usuários podem criar diretório onde podem ser alocados diversos Links e renomear.
Marketplace
Plataforma administrada por uma empresa em que vários fornecedores vendem seus produtos. É possível efetuar compras em diversas lojas e pagar todos os itens juntos.
Métricas
Indicadores utilizados para medir ações de um site, rede social ou campanha patrocinada. Ex: taxa de conversão, tráfego no site, índice de satisfação do cliente.
MQL (Marketing Qualified Leads)
Leads qualificados pelo Marketing para vendas.
Networking
Uma atividade de negócios para formar potenciais relacionamentos comerciais, compartilhar informações e buscar parceiros. Novos seguidores – número total de novos seguidores da conta no período.
Orgânico
Visitas realizadas de forma espontânea que chegam através de postagens, geolocalizações, interações e hashtags.
Outbound
É um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes.
Persona
Personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço.
Prospects
Pessoas que consomem suas soluções de forma ativa através de conteúdos e e-mails.
Remarketing
Ferramenta do Google Ads que marca usuários nas campanhas e depois redireciona o mesmo anúncio para os mesmos.
Social Selling
Venda social. Gerar relacionamento para potenciais vendas.
Storytelling
Contar uma história inspiradora através de texto ou vídeo.
Streaming
Uma rede de distribuição que disponibiliza conteúdos de Multimídia. Ex: Netflix, Youtube, Spotify, Deezer, entre outros.
Tráfego
Fluxo de visitantes em um blog, site ou rede social.
Videoview ou visualizações vídeo
Métrica disponível apenas na dimensão de publicações (vídeo).
Webinar
Palestra ou bate-papo instrutivo online
Gostou da nossa lista? Deixe um comentário ou comente uma palavra que você tem dúvida.
Pós graduanda em Marketing Digital e Social Media do IBPD