fbpx
Franquias

Tendências de Franquias Para 2021

O ano de 2020 foi atípico e cheio de aprendizados. A COVID-19 trouxe, além da crise sanitária e de saúde, um desafio sem precedentes. A economia mundial passou, e ainda passa, por um período conturbado e tem buscado a sua recuperação.

Apesar das diversidades, o Franchising ainda deve ser visto com bons olhos quando o assunto é investimento. O segmento de franquias têm reagido de diferentes formas para passar pela pandemia. No entanto, com o cenário atual passando por profundas mudanças, que claramente refletem no comportamento do consumidor, quais as tendências que o mercado de franquias nos reserva para 2021?

Continue lendo para saber!

Franquias de Alimentação

O setor de alimentação foi diretamente afetado durante a pandemia de COVID-19. Os serviços de entrega cresceram exponencialmente suavizando as perdas do segmento durante o ano, e assim deve se manter para o futuro. 

O isolamento social e as proibições para com o atendimento presencial, levou várias empresas de alimentação a migrarem e investirem  em aplicativos de entrega. Até mesmo, as redes de supermercados se viram obrigadas a adotar os serviços de delivery.

Apesar da flexibilização das leis de isolamento social, dificilmente o delivery deixará de fazer parte dos hábitos de consumo do mercado. Optar por um sistema próprio pode ser uma opção, porém, estar presente nos aplicativos irá dar maior visibilidade à sua rede, trazendo novos clientes.

Franquias saudáveis e sustentáveis

Você que trabalha com hábitos saudáveis e sustentáveis conhece o Marketing 4.0?

O ser humano atualmente encontra-se ainda mais sensível a causas sociais e ambientais. O Marketing 4.0 tem como um dos seus ideais, empresas alinhando seus valores em favor de causas, sejam sociais ou ambientais. 

Atualmente, o consumidor opta por estabelecer relacionamento com marcas e empresas que defendam alguma ou diversas causas e que obtenham valores que ele considera ideais. A tendência é que, em 2021, este setor continue crescendo e representando um bom investimento para os franqueados.

Diante disso, empresas com propósitos como sustentabilidade; liberdade de expressão; bem-estar; amor próprio; autoconhecimento; novos hábitos; vegetarianismo; entre outros, fiquem ligados!

Franquias de serviços e negócios

Entre os nichos que ganharam destaque no ano que passou e que devem continuar evoluindo estão as franquias de limpeza, de logística e transporte e de dedetização.

Por conta do cenário atual, a segurança está em primeiro lugar. O momento é bastante favorável para empresas de dedetização, por exemplo, devido ao tempo que levará até a imunização de toda a população e a necessidade de higienização dentro de ambientes. 

Também, com a retomada econômica e a necessidade de empresas em maximizar seus ganhos, é interessante considerar as franquias que prestam serviços para empresas, como consultores, por exemplo.

A mudança mais evidente trazida pela pandemia, o trabalho remoto, também reflete diretamente neste setor, O home office tornou-se uma necessidade e reestruturou modelos de trabalho sedimentados há gerações. Diversos líderes perceberam que a adoção do home office, quando possível, diminui custos, pois há investimento em espaço físico, outro exemplo, e que o trajeto casa-trabalho pode ser substituído por reuniões on-line. 

É notório que nem todos os nichos desse segmento permitem a adoção do home office, mas nos setores como consultorias, educação, agências de marketing e publicidade, empresas de T.I. entre tantos outros, a adoção não só é possível como totalmente factível e sem perda de produtividade. Essa é, com certeza, uma das mais fortes tendências não só para 2021 como para todos os próximos anos.

Gostou das dicas?

Conta para a gente se você já implementou alguma dessas tendências.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *