fbpx
Franquias

O que as 50 maiores redes de franquias do Brasil têm em comum?

No início do ano a ABF (Associação Brasileira de Franchising) realizou, pelo quinto ano consecutivo, o estudo sobre o mercado de franquias e traçou perfil das 50 maiores redes de franquias do Brasil. A pesquisa deste ano reafirmou a crescente maturidade das redes, mesmo em um cenário de pandemia.

Segundo a ABF, dados indicam que o volume de unidades das 50 Maiores marcas aumentou 5% em 2020 frente a 9% no ano anterior. O aumento revela a persistência, capacidade de reação e adaptação do sistema de franquias a cenários adversos. Entre as 50 maiores, 16 redes possuem mais de mil unidades.

Mas quais fatores fazem estas redes serem tão fortes e consolidadas no mercado?

  •  Marca e produtos/serviços que vendem

Uma franquia é reconhecida por sua marca no mercado. Portanto, para que sua rede cresça de maneira consistente, o desenvolvimento desta marca é fundamental! Além disso, foco no produto/serviço são chave para que o franqueado alcance bons resultados. Revisão constante de mix e geração de novidades podem colaborar muito para que uma rede chegue às 1000 unidades franqueadas.⁣⁣

Produto e marca que vendem = Franqueado tendo bons resultados = Rede crescendo.⁣⁣

  • Padrão arquitetônico

Com certeza você já deve ter falado ou ouvido falar: “Esse negócio tem cara de franquia”. A “cara de franquia” é a padronização, profissionalismo, identidade visual e diversos fatores que juntos encantam o cliente

  • Suporte ao franqueado

Sabemos que em uma rede de franquias o suporte é muito importante. Acompanhar o processo de implantação da franquia, visitar periodicamente, analisar o desempenho, dar suporte a demandas operacionais, etc. Para se manter forte no mercado, os franqueados precisam do apoio do franqueador e essa é uma das competências fundamentais!⁣⁣

  • Rede de fornecimento

Pode-se ampliar a rede de fornecimento para rede de parceiros. Ter empresas parceiras que conheçam o seu modelo de negócio e que possam trazer benefícios comerciais e maior qualidade aos seus franqueados é saber utilizar a força de uma rede.⁣⁣

  • Tecnologia

Automatização de processos, softwares preparados para acompanhar o desempenho das franquias e tomar decisões mais ágeis são práticas modernas que mudam o rumo de negócios.⁣⁣

Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil

As redes de franquias demonstraram no ano passado a importância da força de uma marca, dos princípios e valores que norteiam o setor de franquias, mesmo passando por adversidades.

Dentre as 50 maiores franquias, se destacam a rede O Boticário, que desde os últimos anos se mantém em 1º lugar na lista, com 3.620 unidades no Brasil. O  McDonald’s, segue na segunda posição, com 2.567 operações. Já a Cacau Show subiu uma posição, alcançando o 3º lugar do ranking, com 2.371 unidades.

A rede OdontoCompany foi a que mais se destacou entre as 20 maiores, com 57% de crescimento em número de unidades, 997, o que a levou a subir da 25ª para a 17ª posição. Tal crescimento se dá pelo crescimento do mercado de saúde no decorrer do ano de 2020.

Confira abaixo o ranking completo:

Fonte: ABF
<https://www.abf.com.br/estudo-abf-das-50-maiores-franquias-do-brasil/>
*A lista é composta por 52 marcas em virtude do empate em duas posições (41º e 44º lugares)

Segmentos; formatos; tempo como franqueadora; selo de excelência e gênero, são fatores que chamam a atenção entre as 50 maiores redes do Brasil. A pesquisa mostrou que as redes presentes no ranking investiram mais em “Lojas” do que em “Outros formatos” no ano passado. A alta foi de 85% para 90% das Lojas contra uma redução de 15% para 10% nos demais formatos.

O tempo de atuação no mercado de franquias e o selo de excelência também são fatores preponderantes entre as 50 Maiores. O levantamento de 2021 mostra que a participação das marcas com mais de 10 anos no franchising saltou de 57% para 71%.

Gostou do conteúdo de hoje?

Nos siga no Instagram (@ibpd.digital) para ficar por dentro do mercado de franquias.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *