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Fotografia Marketing Digital

10 fotografias incríveis para o marketing digital.

 Formas simples e diretas para obter atenção e gerar conexão com sua audiência através de imagens.

1- Você!

Sim, sua audiência quer saber o rosto por trás do seu negócio.
A forma que você se porta, se veste, ou fala pode ser excelente para o entendimento do conteúdo que você apresenta, a forma única como você se comunica pode ser um grande motivo para que a sua audiência prefira pelo seu canal em detrimento de outro. De alguma maneira o Empreendedor carrega um pouco da forma, dos trejeitos, da personalidade da Empresa. Você com certeza sabe quem é o CEO da Microsoft, do Facebook, da Magazine Luiza ou outras grandes empresa, mas provavelmente não sabe quem é o CEO da Marlboro (gigante do mundo dos cigarros), da Michelin (uma das maiores marcas de pneus do mundo), ou da Estrela (marca de brinquedos), pois a nova era, a era em que vivemos é marcada pelo seguinte entendimento: “Pessoas compram de pessoas.”.

2- Sua mesa/local de trabalho (workstation)

Falando em personalidade, como você vive o dia a dia diz muito sobre essa questão. Cheia de produtos? Bagunçada? Organizada? Minimalista? Colorida? Neutra? Itens que mostram um determinado gosto pessoal (quadros, itens decorativos, apetrechos de hobby), um time de futebol em comum, a série ou personagem favoritos? Ver a parte de trás do balcão é sempre algo curioso para a maioria dos clientes, principalmente aqueles que estão na verdade, do outro lado da tela, onde pode se ver pouco ou quase nada, como diz a música. Precisamos transmitir o máximo de informação e fazer a interface digital ser apenas um canal para tráfego de dados, não uma barreira.

3- Bastidores


Agora que você já deu os primeiros passos, largou a vergonha, se entregue. As fotos do mundo real, a rotina, os desafios, as alegrias, surpresas, as transformações geradas nos clientes, há muito o que trazer em termos de conteúdo visual no nosso dia a dia. Transmitir veracidade tem um impacto muito grande no meio digital, no mundo físico temos como apurar mais detalhes, nossas inseguranças ao decidir por um determinado negócio ou empresa, são mitigadas pelo exercício sensorial, porém no mundo digital, que é composto por nós, seres humanos, não um mundo a parte de fantasias, nós queremos ter essas dúvidas saciadas. As empresas que entregam o que são de fato, saem na frente.

4- O Ângulo Inusitado

Você já deve ter se pegado avaliando uma foto esquisita, bizarra, com um enquadramento pouco óbvio, onde o seu cérebro é posto em xeque para desvendar o que está se passando naquela cena. Quando vamos ver, foram preciosos segundos apreciando 1 simples post. Bingo! Ganhamos a atenção desse espectador. Utilizando o método AIDA, podemos dar os próximos passos e envolvê-lo numa mensagem que gere interesse e desejo. Temos a possibilidade de nos destacarmos das mais de 1500 postagens vistas diariamente em média pelos usuários do Facebook, por exemplo. Use e abuse da criatividade, das referências e teste o inusitado!

5- Detalhe do Detalhe

Você já tomou uma grande decisão na sua vida por conta de um detalhe, não tenho dúvidas. Quando nos deparamos com uma encruzilhada, qualquer sinal é um fator a mais para a tomada de decisão. Eu já escolhi onde iria morar pelo tipo do piso, ou o carro que iria andar por anos, por conta da cor do estofado, ou até mesmo o tipo da escova de dente pela cor das cerdas. Muitas das vezes nossos clientes estão pesquisando pelo que comercializamos e vão decidir pelo detalhe que completa o quebra-cabeças, aproveite para citar cada minúcia do seu processo, mostre o quanto dá trabalho fazer uma entrega de tanto valor. Valorize o que não é percebido de forma evidente.

6- Foto-Sensação

Arrepio, surpresa, raiva, felicidade, nojo… Há sensações que uma foto transmite de forma muito clara, você bate o olho e se transfere para o cenário na hora! É bem capaz de virem lembranças de momentos semelhantes, de sentir tudo aquilo que está sendo apresentado, revivendo momentos por muitas vezes. O sentimento de satisfação de resolver um problema que lhe assola, seja por um minuto ou a 20 anos também é algo libertador, aproveite para abordar que resoluções você propõe para sua audiência. Esse atalho para o subconsciente é uma tremenda ferramenta para emplacar uma ideia, mostrar uma solução, cativar e até mesmo, entreter sua audiência. Não subestime a importância de ter conteúdo social, afinal precisamos saciar um dos 3 principais pilares dos porquês que as pessoas utilizam a internet e redes sociais: Entretenimento.

7- O Seu Cliente

Você precisa entender uma coisa, isso vai ser libertador, prepare-se! Frase bombástica em 3, 2, 1… “Você não precisa vender para todo mundo!”.

Pronto! Pode ser que num primeiro momento você pense que é óbvio, mas muitas vezes nós nos deparamos com pensamentos do tipo: “Fulano não vai gostar desse tipo de conteúdo!” ou “Clientes que comprariam tal coisa talvez não se importem com esse tipo de material.” – A verdade é que não tem problema, você não precisa agradar e convencer todo mundo de que precisam de você ou sua empresa, mas você precisa SIM, ter um nicho de atuação bem definido! Por isso uma foto do seu cliente, da empresa dele, da família dele, ou seja, que recebe o impacto e a transformação do seu produto ou serviço, vão dizer muito a respeito do que você pode fazer por eles. A identificação vem quando as pessoas se colocam na mesma condição das outras e buscam ter um resultado diferente do que estão experimentando hoje.

8- Transformação

Fonte: https://curbio.com/portfolio-item/washington-dc-home-renovation/

Quantos segundos em média você investe numa foto de “Antes e Depois”, talvez essa informação não esteja na ponta da língua, mas a verdade é que as pessoas adoram ver grandes transformações, aliás se é grande ou pequena, muito vai da forma como destrinchamos o assunto ou como captamos os momentos do processo. Apresentar o ponto B, ou seja, onde o seu potencial cliente deseja estar, pois ainda não sabe que precisa da sua solução e convive com o ponto A, pode ser uma das melhores maneiras de fazê-lo perceber que precisa da sua empresa, precisa da sua solução e quer viver resultados diferentes. Porém agora, vendo de forma clara e atestada que é possível, já que não é a primeira vez que sua empresa atravessa a jornada do A ao B.

9- Depoimento

Prova social é o tal atestado de competência que falamos, porém quando é o próprio cliente que faz essas alegações, passa a ser um documento, um passe livre direto para o pensamento límbico do seu potencial cliente. Quando ele percebe o quanto sua empresa é capaz de ajudá-lo, várias objeções caem por terra, deixamos de ser mais um que promete e passamos a ser um que entrega de verdade. Adoramos não ser cobaias, testar com a sorte no meio profissional é algo que não desejamos nem ao pior inimigo, por isso talvez a melhor fotografia que você pode mostrar, pelo menos para alguns incrédulos, assim como eu e você, é um depoimento de resultado que você, através de trabalho duro, conseguiu extrair.

10- Espontaneamente Divertido

Música, comida, livros, pets, filhos, hobbies, com o que você se diverte? Mostrar um pouco do lado humano por trás das empresas faz parte nas redes sociais. Imaginem que estão numa reunião comercial com seus clientes, o assunto na abertura, para quebrar o gelo e gerar conexão, ou ao final para mostrar afinidade e um estreitamento da relação, pode ajudar a fechar a venda, certo? Por quê no seu canal digital com o cliente seria diferente? Mostre que você é feliz, se diverte e compartilha suas histórias com quem você se importa, a sua audiência. Daí você pode estar pensando: “Lucas, não quero ser blogueiro, só quero vender.” – Sim, te entendo, no entanto para muitos dos seus potenciais clientes, eles só terão contato com seu produto ou serviço através do material que você disponibiliza online, a aproximação pode ser um grande diferencial quando ele está prestes a decidir por uma empresa ou outra, pense nisso.

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