fbpx
Empreendedorismo Franquias

Franchising: Razões para expandir o seu negócio através deste método

O Franchising é um segmento que possui negócios já testados no mercado, aprimorados com o tempo e um nível de maturidade que empresas recém criadas ainda não tem.

Costumamos dizer que uma empresa que pretende expandir o seu modelo de negócio usando o método de franquias terá mais facilidade se tiver essas 3 características:⁣

1. PRODUTO OU SERVIÇO DE ACEITAÇÃO NO MERCADO. ⁣

Quanto mais o seu cliente consome o seu produto nas suas lojas próprias, maior a possibilidade de consumir em uma franquia! Além de serem bem aceitos no mercado, o seu produto ou serviço devem possuir margens suficientes para que um franqueado tenha lucros satisfatórios.⁣

2. MARCA RECONHECIDA. ⁣

Um dos principais motivadores para um franqueado adquirir uma franquia é a força da marca. Uma marca forte tem o poder de chamar clientes em diferentes localidades por sua autoridade! ⁣

3. PROCESSOS E MÉTODOS REPLICÁVEIS. ⁣

Você vai precisar ensinar o seu franqueado a fazer o mesmo que você faz. Portanto, processos padronizados, rede de fornecimento e conhecimentos específicos sobre o ramo fazem a sua franquia ter muito valor.⁣

Mas com certeza você deve estar se perguntando, por que expandir o meu negócio pelo sistema de franquias ao invés de abrir filiais próprias?

Segundo o SEBRAE, a cada 100 franquias que abrem no Brasil, apenas 5 vêm a fechar suas portas no período de dois anos. Este resultado comparado ao índice de sobrevivência de empresas não franqueadas é impressionante visto que, a cada 100 empresas que abrem, 23 encerram suas operações no mesmo período de dois anos.

Com uma empresa franqueada, o franqueador é capaz de explorar e ter acesso aos números de fluxos de capital que seus franqueados possuem. A maior parcela da implantação de cada unidade será realizada pelo seu franqueado, mesmo o franqueador tendo alguns custos a pagar por cada unidade.

Outra grande vantagem de se investir no método de expansão via franquias é o fato de que por meio de franquias, os franqueadores conseguem identificar novas áreas que possam existir um mercado adequado para seu produto ou serviço. Como por exemplo, através da franquia, o franqueador é capaz de obter acesso e conhecimento de mercado, diferenciação, riscos potenciais, entre outros.

O franchising também permite que as funções diárias nos locais em que as franquias estejam, sejam manipuladas pelos franqueados, não pelo franqueador. Operar unidades de forma independente diminuiu os esforços mentais, físicos e financeiros do franqueador, assim, ele pode consegue se concentrar na otimização e planejamento dos negócios.

Vantagens das Franquias

  • Expansão da marca com investimento de terceiros;
  • Riscos menores para o franqueador;
  • Menores custos de manutenção e expansão;
  • Amplitude do alcance da marca e praça de abrangência;

O método expansão via franquias pode ser considerado uma ótima opção.  A escolha vai depender do seu planejamento estratégico e da forma como você prefere gerir sua empresa. Como por exemplo, se você prefere o controle absoluto da gestão do negócio ou não. Sendo assim, a melhor escolha é aquela que se enquadra no seu perfil de negócio.

Agora que você está seguro quanto às vantagens de uma expansão por meio de franquias, poderá fazer a sua escolha com mais propriedade.

Quer saber mais dicas sobre franquias?

Siga o nosso perfil do Instagram @ibpd.digital

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *