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Administração ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Redução das Desigualdades Através do Empreendedorismo e do Marketing Digital

Por Guilherme Duarte

Se você se você entrou no nosso blog através desse artigo, talvez ainda não saiba exatamente o que é um ODS, mas definitivamente está aberto a entender como o empreendedorismo e o Marketing Digital podem ser utilizados juntos para reduzir as desigualdades sociais. Mas para isso precisamos entender um pouco mais sobre os ODS e a situação do Brasil nisso tudo!

Mas afinal o que é uma ODS?

Para quem não conhece, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também chamados de Objetivos Globais, foram estabelecidos em 2015 pela ONU, após anos de estudos e pesquisas.

Em suma, a ideia do projeto é unir países e pessoas do mundo inteiro, buscando gerar uma mudança positiva no mundo.

Como reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e de modo geral, garantir que o mundo se torne um lugar melhor até 2030.

Entre os objetivos estão garantir maior acesso à saúde, água limpa, saneamento, emprego digno, e muito mais (Via ODS Brasil).

ODS10: Redução das Desigualdades

No total, temos 17 Objetivos definidos, sendo um dos mais importantes o número 10, que igualmente com os outros, vem com o propósito de reduzir uma condição pré-existente pelo mundo: a desigualdade. 

Dessa maneira, a proposta é reduzir a desigualdade dentro de cada país participante até 2030.

Para isso são necessárias muitas ações que vão desde assegurar renda às populações mais pobres, regular mercados financeiros para evitar aglomeração de renda, promover a inclusão social e política, entre outras medidas extremamente importantes (Via IPEA).

Mas onde fica a realidade brasileira nisso tudo?

De acordo com o IBGE, o Brasil é atualmente o nono país mais desigual do mundo quando analisado a distribuição de renda. 

E é exatamente isso que os ODS querem modificar, mas como podemos fazer isso?

Entre uma das medidas possíveis, está garantir à população mais pobre, acesso à educação e oportunidades profissionais diversificadas.

Logo, em meio a desigualdade latente brasileira pensar em formas criativas e econômicas de garantir esse acesso aos brasileiros tem grande potencial empreendedor.

O Papel das Empresas nesse processo

Diferentemente de projetos anteriores, como os Objetivos do Milênio, os ODS convidam as empresas a pensar a política global juntamente com governos e indivíduos. 

Enfim, nesse projeto todos podem ser participantes e agir de fato para mudar essa realidade.

Dessa forma, as empresas podem ser agentes importantíssimos dessa mudança, seja repensando a forma que suas atividades impactam a sociedade e/ou patrocinando projetos paralelos, que busquem reduzir possíveis danos gerados na sociedade. 

Por exemplo, uma empresa que trabalha com a venda de papel pode ter em seus projetos o uso de papel reciclado e/ou ações de reflorestamento.

Apesar de ainda ter dez anos pela frente, a Rede Brasil e o Pacto Global já tem uma campanha forte, chamada: O Futuro que a Gente Quer Junto 

Contando com o suporte e auxílio de diversas empresas do setor privado como a MRV, o Grupo Boticário e a Fundação Klabin.

Dentre todo o cenário que estamos presenciando com o tratado dos ODS, pensando exatamente nos impactos sociais que ela trás e na quantidade de pessoas que estão com uma demanda.

Os ODS também podem ser uma oportunidade de empreendedorismo para novos e “velhos” negócios. 

A necessidade e demanda existem, mas como isso pode ser feito?

Democratização do Acesso à Educação

Sem dúvida, existem muitas maneiras de buscar possíveis soluções ou remediadores para o problema da desigualdade. 

O acesso à educação de qualidade, seja profissionalizante ou básica, é um dos fatores mais importantes para proporcionar uma mudança de vida para um indivíduo ou sua família.

O setor de educação a distância tem tido um crescimento incrível no Brasil, sendo altamente impulsionado pela pandemia da COVID-19.

Empresas de diversas áreas estão adaptando seus negócios para aproveitar dessa nova necessidade do mercado de especializações a distância.

Para isso, é preciso levar em consideração conhecimentos prévios, a área de atuação, e é possível dentro do seu próprio negócio, haja uma habilidade específica que possa ser ensinada.

Seja para treinar equipe interna, para fazer contratação de novos colaboradores ou para criação de um novo produto que proporcionará uma fonte de renda para o negócio.

Para entender mais a fundo esse crescimento, é importante compreender a realidade da educação brasileira. 

Apesar da Constituição Brasileira estabelecer que é de responsabilidade do estado garantir acesso gratuito ao ensino básico, da pré-escola até o fim do ensino médio, essa não é uma realidade para uma parcela considerável de brasileiros.

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, 40% dos entrevistados com mais de 25 anos não tinham concluído o ensino fundamental.

Dos que ainda estudavam mais de 30% estavam atrasados ou fora da escola e além disso, outros 46% não trabalhavam e nem estavam se qualificando para um trabalho.

Dessa forma, percebe-se que o acesso à educação brasileiro, ainda é muito desigual e que influencia diretamente na concentração de renda populacional. 

E a pergunta certa é: Como um negócio pode mudar esse cenário ou ao menos atuar do ponto de vista dessa demanda?

O Ensino à Distância como uma oportunidade

Tendo em conta esse cenário, o ensino à distância surgiu como uma oportunidade de facilitar o acesso à educação básica, superior e profissionalizante para aqueles que trabalham, ou que não têm tempo para estudar no período integral.

Dessa maneira, nos últimos anos a procura pelo ensino à distância tem aumentado, mesmo antes da pandemia em 2017, o Brasil já possuía 9 milhões de estudantes no EAD.

E ao mesmo tempo que os cursos online aumentam, ainda existem pessoas relutantes ao modelo de estudo digital, seja pela má fama de que a qualidade é baixa ou por não encontrar o que procuravam.

Nesse cenário que o seu negócio pode se beneficiar desse crescimento.

Sabe um idioma ou tem um conhecimento diferenciado sobre determinado assunto?

Ensinar o que sabe pode ser seu negócio ou um novo produto da sua empresa.

A partir de estratégias de Marketing Digital de distribuição de conteúdo, através de blogs e/ou perfis em redes sociais, é possível garantir a seu público-alvo acesso a conteúdo educacional gratuito e ainda aumente sua autoridade e relevância para esse público.

Com uma estratégia de conteúdo, você pode entregar uma espécie de amostra grátis do seu conhecimento para seu público ter uma conexão com você.

Que por sua vez, estará inclinado a se especializar ainda mais com você e comprar produtos ou serviços que você oferecer.

E aí tem alguma ideia em mente? Hora de colocar em prática e nós do Instituto Brasileiro de Presença DigitalIBPD – estamos prontos para te ajudar a colocar seu negócio em prática.

Clique no link abaixo e envie um e-mail para nosso suporte e saiba como sua empresa pode alcançar novos voos com uma estratégia perfeita para você.

falecom@ibpd.digital

Quer saber mais sobre outros ODS’s? Confira nossos artigos:

ODS 4: Educação de Qualidade e Inclusão Digital

ODS 5: IBPD e Igualdade de Gênero, entenda essa relação

ODS 8: Emprego Digno e Crescimento Econômico

ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura

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